sábado, 21 de fevereiro de 2009

"Deixe de ser suplente!"

Estamos em plena folia momesca e lá vamos nós falar de política, que, junto ao futebol e à religião, torna-se das mais difíceis discussões. Mas vejam só: nessa última quinta, eu estava a assistir à propaganda política obrigatória do PTC - Partido Trabalhista Cristão, quando em meio às diversas abobrinhas demagógicas, um dos "garotos-propaganda" disse:

- Chega de ser um escravo do partido: venha pro PTC! Deixe de ser suplente!

Hã? É pra rir? Pra que serve o partido político, afinal? Foi então que caiu a ficha e eu refleti que aquilo não era demagogia, e sim, a mais sincera função daquela legenda: eleger-se, nada menos e muito a mais! Ora, mas não se trata de um partido trabalhista e cristão? Onde ficaram os valores ideológicos que subsidiam e inflamam seus representantes a conquistarem a confiança e o voto dos eleitores?

Ao analisar o Estatuto do partido da legenda 36, verifiquei que tais "valores" estavam delimitados a um único artigo, o 2º, só para constar, dentre às burocráticas decisões sobre a cadeia hierárquica, permanência e competências funcionais de seus filiados partidários.

A que ponto chegamos! Pois, de um modo perverso, estamos utilizando palavras cujos signos ideológicos são dos mais fortes, no intuito de mobilizar semanticamente o cidadão comum, embora não para plataformas políticas legítimas, mas somente eleitoreiras.

Sim, meus queridos, é a morte da ideologia. Mas com direito à vista pro mar dos três poderes, como também, e principalmente, à prosperidade pululante advinda através do voto e do suor alheio e, é claro, às graças concedidas através da oração ufanista de quem ainda consegue crer nos partidos políticos deste nosso país...
..................................................................................................

4 comentários:

  1. Nine, um bom comentário sobre o assunto, gostei, ainda mais quando no meio da mesma folia momesca, declarações importantíssimas pro povo brasileiro passam despercebidas, claro.
    O senador Pedro Simon (PMDB), fez das palavas do também senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) de que o partido ao a que pertencem e fundaram é um partido clientelista, que frauda licitações que se vendem como "putas" (não querendo ofender as putas de verdade, pois no caso delas é profissõ e não vejo problema algum).
    Seria a hora de nós, os chamados "formadores de opiniões", colocarmos os pingos nos is?? 2010 está aí batendo na porta, vem campanha pra Presidente, Governadores, Senadores e Deputados, com certeza esse "partido" ao qual se referem os digníssimos senadores, vem com muita sede ao pote, o que podemos esperar de tais governates?? Que valores esse políticos tem em suas ideologias de prateleiras??
    A coisa tá feia, e, esse direito à vista pro mar não será só em Brasília, mas no pais todo...
    No que nos transformamos?? Caetano Veloso um dia questionou a juventude num festival, perguntando se era essa juventude que iria querer mudar o mundo, a resposta está aí, mas de 40 anos depois...
    Pensemos nisso.

    ResponderExcluir
  2. Ninajous Odrac,

    Excelente texto!!! Vejo que os sons do carnaval Ilheense lhe levaram a profundas reflexões.

    Há muito já papeamos sobre esses absurdos políticos, em especial, a descompostura daqueles que a fazem e já não mais se envergonham de mostrar que não tem ideologia alguma, a não ser aquela de preencher seus bolsos.

    Essa semana Collor, o colorido, foi eleito de forma farta presidente de uma comissão do Senado. Já não basta o desgraçado ser senador e ainda seus colegas o põem à frente de um comissão parlamentar.

    Só não reclamo mais dos absurdos políticos, porque foi graças a um deles (Leokret) que eu hj tenho um coração mais preenchido de felicidade.

    Boa sorte, má sorte, quem saberá?!?

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! :)
    E sobre o post, eu adoro política e como ela pode ser tão manipuladora, mas odeio políticos porque podem até nao ser corruptos mas no fim toda a briga entre partidos e a dissimulação é só pelo poder.

    ResponderExcluir
  4. Nine, noto que estás de férias do seu Blog, tudo bem, eu estou aqui pra ficar de olho no que anda acontecendo pelo mundo, e, foi com muito desprezo que lí hj, dia 31/03/2009, que militares fazem festa pra comemorar a data em que foi deflagrado o golpe de estado de 1964. Bem, não sei até quando esse povo pós golpe são ingênuo ou na realidade muitos não querem nem saber o que foi o famigerado Golpe de 64 e seus AI´s. Será que algum brasileiro, seja ele militar ou civil, tem alguma coisa pra comorar nessa data??? Será que seria o caso de se criar um feriado nacional?? Bem, motivos nós temos, pra um feriado, lembrarmos da quantidade de pessoas que foram torturadas e mortas por conta de uns loucos que tinha sede de poder. POdemos também comemorar a situação do país, que sempre disse sim a forças externas, que sempre foi submisso ao estrangeiro e que acha que é um país livre. Temos que comemorar tantas canções de protesto, ah, aí sim, realmente as pessoas pensavam mais, escreviam mais, eram mais inteligentes, escrteviam livros interessantes e eram colocadas pra fora do país, no exílio, para que ficassem burras e podessem voltar.
    Como sempre, eu causando polêmica, mas quem seria eu se não causasse polêmicas; seria só mais um idiota que iria aplaudir a iniciativa dos militares em fazer uma festa pra comemorar o golpe de 64. Acho que tá na hora de me exilarem...

    ResponderExcluir

entre na fila e diga o que pensa...


(Rejeitaremos mensagens que: desrespeitem a lei; apresentem linguagem obscena ou ofensiva; sejam de origem duvidosa; tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no conteúdo deste blog.)