sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Nunca antes...


Da sombra do poste, voltando para casa, eu li a seguinte frase num outdoor: "Nunca se trabalhou tanto na Bahia". 

Hã? 

Então, logo abaixo, com letras menores, estava escrito: "Mais de 170 mil empregos gerados...", blá, blá, blá. Ah, bom! Trata-se da nova peça publicitária do governo do estado que vem sendo veiculada em todas as mídias - rádio, TV e impressos...

Pegando carona com o discurso presidencial de "Nunca antes na história deste país...", imagino que esteja tentando reproduzir quiçá a mesma ideia. Mas, a meu ver, o que está velado nessa propaganda é um discurso que só faz ratificar o preconceito em relação ao baiano... Ora, como "nunca se trabalhou tanto na Bahia"? Isso quer dizer que só depois deste governo é que a gente resolveu pegar no batente?

Pelo que eu saiba, o conceito de emprego é diferente de trabalho. Suponho que seja evidente para todos. Eu, por exemplo, já estive desempregada várias vezes, mas nunca fiquei sem trabalho. Nunca deixei de trabalhar. E sei de muita - mas muita - gente que está fora das listas de pagamento carimbadas, no entanto, de forma oficiosa, acorda bem cedo e sua de sol a sol, enquanto outros estão a se esbaldar, sobretudo os que aproveitam o melhor da indústria cultural e turística baiana. Agora vem um publicitário e me diz que nunca se trabalhou tanto por aqui... Talvez ele não seja baiano! O pior é que alguém leu, ouviu e concordou com a peça, assinando embaixo antes de veiculá-la, né?

Eu fico, às vezes, um pouco revoltada com o fato de nos alimentarmos de dizeres como esse e assimilar sem refletir os discursos que acabam sendo transmitidos. Imagino que a percepção de muita gente passa ao largo. E, assim, com a intensa reprodução midiática, vamos emprenhando nossos ouvidos e línguas com informações aviltantes!

Pare e pense: o que você entendeu ao ler ou ouvir esse anúncio?

............................................................................................

5 comentários:

  1. Mais uma vez querida Nine, parabéns. Excelente percepção, pois, ao que me parece, nunca existiu "BRASIL" antes desses dois Governos.
    Ratifico a sua interpretação.

    ResponderExcluir
  2. Tudo isso tem uma explicação. O "nosso" Governador é carioca.

    ResponderExcluir
  3. Nine, muito boa a sua reflexão. Estamos cercados de mídia deste tipo e no correr da vida nem paramos para pensar o tanto de porcaria que temos. Valeu.

    ResponderExcluir
  4. No embalo deste post, eu comentava com um amigo a respeito e ele me chamou atenção para outra peça, desta vez, da Prefeitura de Salvador. Aquela: "É OBRA QUE NÃO ACABA MAIS".

    Ora, é só pensar mais um pouco que tanto pode ser muita obra, numa linguagem coloquial, como também, e aí é que eles pecam, o óbvio fato de que o que eles iniciam não termina! Vide o metrô...

    Só rindo mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Por essas e outras, que eu quero morar na Propaganda do governo da bahia...

    Lá é tudo maravilha, bem diferente do que eu vejo no meu dia dia...

    Antes eu queria ir embora pra Parsagada. Mas os grandes pensadores não se incomondam tanto em fazer propaganda. Nem gastam dinheiro com publicidade.

    Enfim, nos dias de hoje a propaganda do governo da Bahia parece ser o local mais adequado pra fixar moradia. A vizinhança é tranquila(fica ali colada com a propaganda do governo federal) e existem oportunidades pra todos.

    ResponderExcluir

entre na fila e diga o que pensa...


(Rejeitaremos mensagens que: desrespeitem a lei; apresentem linguagem obscena ou ofensiva; sejam de origem duvidosa; tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no conteúdo deste blog.)