segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Pisando nos 'santinhos'!


Sábado, assistindo ao Jornal Nacional, eu até me comovi com a reportagem dos bastidores da última semana de campanha dos presidenciáveis - particularmente Dilma, Serra e Marina. As matérias pretendiam mostrar os desafios dos candidatos em percorrer este nosso vasto território, a fim de alcançar suas metas de eleitorado. Serra e sua família, Dilma e os quilos a mais, Marina e os quilos a menos. Se bem que de jatinho todo santo ajuda, né não?

E falando em santos, pelo que pude ver ontem, ao justificar meu voto aqui em Salvador, teve muita boca de urna ocorrendo descaradamente às portas dos locais de votação... E, é claro, muitos santinhos sujando as ruas. A vantagem é que, ao menos nessas horas, a gente pode estar por cima de certos políticos, pisando literalmente em suas propostas e em seus sorrisos de caras de pau!

Ocorre que ainda estamos adolescendo no processo democrático. Penso que a resposta de um segundo turno nos dá notícia de que os conflitos de ideias e propostas devem continuar, sobretudo, de que isso é um sinal de democracia, para além de outras coisas que nos travam em seu avanço...

Por exemplo, eu gostaria muito de ver um debate dos marqueteiros que ficam velados pelas belas edições de imagens televisionadas e nos belíssimos discursos de compromissos proferidos em palanques e mídias audiovisuais! Afinal, falar em promessa está fora de moda neste nicho, ficando reservado às negociações entre os verdadeiros santos e seus devotos fiéis!

Acho que iríamos nos esbaldar em ver como seriam as discussões entre eles: de onde eles retiram as ideias perversas que um discurso pode esconder através dos favores propagados e relatados pelos sorrisos sem dentes dos "favorecidos", bem diferentes daqueles dos santinhos, ao invés de ouvirmos sobre seus direitos garantidos durante o pleito de presidentes e governadores.

Felizmente, o eleitor está mudando, mesmo que paulatinamente, mas está. Vejamos a resposta de Marina diante das urnas, promovendo o segundo turno. De modo que me permitiu, inclusive, divagar: será que Dilma conquistou os quilos perdidos de Marina? E Marina, por sua vez, será que conquistou os votos que eram de Dilma?

Entre piadas e santinhos de papel, o que importa é aproveitar este momento e, mais uma vez, repensar ou reafirmar nossas vontades políticas.



.......................................................................................

4 comentários:

  1. Ei, Nininha! é isso, querida: estamos engatinhando no processo político. Essa eleição foi pra "abalar" nossas consciências. Picadeiro do Congresso Nacional agora terá um "comandante" à altura das trapalhadas: Tiririca. A bancada dos evangélicos segue "inoxidável" na fé de dízimos e lavagens (cerebrais e monetárias). Os boleiros agora terão sua própria bancana, já que o baixinho Romário comandará os "peixes" em plenárias pra lá de desportivas. Agora, se o sósia tucano do palhaço Carequinha conseguir reverter no 2º turno... Vixe... aí lascou-se tudo!
    Beijos e saudades, querida!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto Nine, e acredito que as vezes nos faltam opções como no caso do Governo da Bahia, mas o segundo turno será no mínimo bom para pensar e reavaliar tudo e que os "santinhos" pelo menos cumpram parte de suas missões na terra rsrs...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Janine! As sujeiras devem varridas e jogadas fora, depois fazer uma reflexão do que sobrou de bom. O brasileiro mostrou que é sábio e levou as eleições para um duelo, sem máscara e disfarce. É o amadurecimento político de uma democracia jovem.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muuuuuito de seu texto, lembrando-nos de que a 'sujeira' das propostas políticas devem ser rejeitadas e que, mais do que fotos ou propagandas,o que deve nos orientar na escolha de um representante político são suas ações a favor de um Brasil mais maduro e consciente politicamente. Agora que conheço seu blog, estarei atenta às suas postagens. Beijocas...

    ResponderExcluir

entre na fila e diga o que pensa...


(Rejeitaremos mensagens que: desrespeitem a lei; apresentem linguagem obscena ou ofensiva; sejam de origem duvidosa; tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no conteúdo deste blog.)