sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Nunca antes...


Da sombra do poste, voltando para casa, eu li a seguinte frase num outdoor: "Nunca se trabalhou tanto na Bahia". 

Hã? 

Então, logo abaixo, com letras menores, estava escrito: "Mais de 170 mil empregos gerados...", blá, blá, blá. Ah, bom! Trata-se da nova peça publicitária do governo do estado que vem sendo veiculada em todas as mídias - rádio, TV e impressos...

Pegando carona com o discurso presidencial de "Nunca antes na história deste país...", imagino que esteja tentando reproduzir quiçá a mesma ideia. Mas, a meu ver, o que está velado nessa propaganda é um discurso que só faz ratificar o preconceito em relação ao baiano... Ora, como "nunca se trabalhou tanto na Bahia"? Isso quer dizer que só depois deste governo é que a gente resolveu pegar no batente?

Pelo que eu saiba, o conceito de emprego é diferente de trabalho. Suponho que seja evidente para todos. Eu, por exemplo, já estive desempregada várias vezes, mas nunca fiquei sem trabalho. Nunca deixei de trabalhar. E sei de muita - mas muita - gente que está fora das listas de pagamento carimbadas, no entanto, de forma oficiosa, acorda bem cedo e sua de sol a sol, enquanto outros estão a se esbaldar, sobretudo os que aproveitam o melhor da indústria cultural e turística baiana. Agora vem um publicitário e me diz que nunca se trabalhou tanto por aqui... Talvez ele não seja baiano! O pior é que alguém leu, ouviu e concordou com a peça, assinando embaixo antes de veiculá-la, né?

Eu fico, às vezes, um pouco revoltada com o fato de nos alimentarmos de dizeres como esse e assimilar sem refletir os discursos que acabam sendo transmitidos. Imagino que a percepção de muita gente passa ao largo. E, assim, com a intensa reprodução midiática, vamos emprenhando nossos ouvidos e línguas com informações aviltantes!

Pare e pense: o que você entendeu ao ler ou ouvir esse anúncio?

............................................................................................